Imprimir

Engenho 

Muitas são as evidências de que os índios carijós, pertencentes à nação tupi-guarani, foram os primeiros a povoarem este litoral.

Os sambaquis (sítios arqueológicos) descobertos em algumas praias e terrenos de igrejas de Bombinhas, como a de Zimbros e de Canto Grande não deixam dúvidas.

Algumas destas áreas foram destruídas pela especulação imobiliária, pelos próprios moradores que, na época, não tinham consciência da importância de preservar tais locais.

Os primeiros a chegar foram os espanhóis, em 1527. Atracaram na enseada de Zimbros. Para provar ao rei da Espanha o feito, levaram quatro homens brasileiros para a Europa.

Os portugueses, para garantirem seu território rumaram para estas terras. Numa versão mais "lúdica", a abundância de peixes na região fez com que os colonizadores açorianos, por volta de 1817, formassem um estabelecimento para pescaria ao modo dos Algarves.

Eles formaram isso na Enseada das Garoupas (hoje região de Porto Belo) e em Zimbros. As crises econômicas e terremotos nas ilhas dos Açores e da Madeira também contribuíram para que os portugueses viessem para o litoral catarinense.

Já com relação ao turismo, este começou na década de 60. O primeiro veranista, Leopoldo Zarling (hoje nome de rua) construiu sua casa na Praia da Sepultura em 1966; também foi o primeiro a fazer um loteamento na Praia Grande, atual Bombas. Em 1967 os padres salesianos construíram a Casa dos Retiros.

A cidade tem algumas tradições como:

  • Boi de mamão - em outros estados é chamado de Bumba-meu-boi, trata da morte e ressurreição do boi;
  • Pau de Fitas - dança cujos participantes ao realizarem os movimentos da coreografia trançam fitas, junto com uma pessoa no centro da roda;
  • Terno de Reis - três cantores seguem pela cidade anunciando o nascimento de Jesus Cristo, no período entre o Natal e o Dia de Reis - 25/12 a 06/01;
  • Boi de Campo - ficou conhecida como "farra-do-boi" é um ritual que ocorre com mais frequência na época da Páscoa. Atualmente a Farra do Boi não tem nenhuma conotação religiosa. O evento está proibido por lei desde 97 e prevê um ano de prisão para quem pratica ou colabora com a Farra.


Bombinhas foi emancipada em 1992.

 

©2015 POUSADA ARQUIPÉLAGO      ---      Praia de 4 ilhas - Santa Catarina - (47) 3369-2871 - contato@pousadaarquipelago.com      ---      by GiovanaAnacleto
Friday the 23rd. 888Poker.
Copyright 2012

©